“Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3568

Palavras-chave:

Revista Donna, mulheres gordas, moda plus size

Resumo

O objetivo é analisar um conjunto de matérias da revista Donna cuja temática principal é a moda relacionada às mulheres gordas sob a perspectiva do lugar de fala. Donna é uma revista feminina de Porto Alegre – RS, vendida junto ao jornal Zero Hora desde 1993. O corpus é um recorte de publicações de 2016 a 2019, que corresponde ao reposicionamento editorial da revista, ocorrido em 2017, cuja temática apostou em uma “diversidade feminina” e no que o periódico chamou de “mulheres reais”. Tenho como questionamentos centrais: de que formas Donna autoriza a existência das mulheres gordas relacionadas à moda? Quais as principais temáticas com a presença das mulheres gordas na editoria de moda? Como principais problematizações, pude constatar a inserção das mulheres gordas relacionadas às reivindicações pelo direito de inclusão na sociedade de consumo, na mídia e na moda, com a celebração dos corpos ditos “fora dos padrões”, por meio do enaltecimento estético e da possibilidade de acessar um “mundo magro”. São ações guiadas por movimentações individuais e, apesar da celebração do “orgulho plus size” e desconstrução dos padrões de beleza, há um corpo gordo padronizado pela moda, mercado e mídia – um corpo midiático gordo: o que nomeio de uma gorda adequada, uma gorda light – modelos plus size inseridas nas mídias de grande circulação e nas redes sociais, e em um universo e “estilo de vida plus size”, conquistado pela liberdade de ser bela, consumir, ter uma vida sexual e sucesso profissional.

Downloads

Biografia do Autor

Caroline Roveda Pilger, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação pela UFRGS com bolsa Capes. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil. Membra do grupo de pesquisa Corporalidades (GPESC/UFRGS), coordenado pela profa. Dra. Nísia Martins do Rosário. Membra do grupo de pesquisa Criança na Mídia (Feevale), coordenado pela profa. Dra. Saraí Patricia Schmidt. Mestra em Processos e Manifestações Culturais e graduada em jornalismo pela Universidade Feevale.  

Referências

AIRES, Aliana Barbosa. De gorda à plus size: a produção biopolítica do corpo nas culturas do consumo – entre Brasil e EUA. 2019. 233f. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, 2019.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva, 2ed., Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.

CAMPELO, Cleide Riva. Publicidade e corpo. In: CONTRERA, Malena Segura; HATTORI; Osvaldo Takaoki. (Org.). Publicidade e Cia. São Paulo: Thomson, 2003.

FISCHLER, Claude. Obeso benigno, obeso maligno. In: SANT`ANNA, Denise Bernuzzi de. (org). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p. 69-80.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003.

GOMES, Carla; SORJ, Bila. Corpo, geração e identidade: a Marcha das vadias no Brasil. Revista Sociedade e Estado, n. 2, v. 29, maio/ago., 2014.

JIMENEZ, Maria Luisa Jimenez. Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos. 2020. 237f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2020.

KILOMBA, Grada. Plantarions Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2Yw5XbK. Acesso em: 25 set. 2019.

LUGONES, María. Rumo a um feminismo decolonial. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 357-377.

PILGER, Caroline Roveda. As gordas saem do armário... e entram no closet: interseccionalidade, lugar de fala e empoderamento na configuração das mulheres gordas pela revista Donna. 2021. 346f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/232686. Acesso em: 9 maio 2023.

PILGER, Caroline Roveda; GRUSZYNSKI, Ana. Subalternas e marginalizadas: as mulheres gordas e a moda nas capas da revista Donna. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 33, p. 111–134, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i33.1432. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1432. Acesso em: 10 maio 2023.

RANGEL, Natália Fonseca de Abreu. O ativismo gordo em campo: política, identidade e construção de significados. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

31-05-2023

Como Citar

PILGER, Caroline Roveda. “Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3568. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23568. Acesso em: 31 maio. 2025.