“Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3568

Palavras-chave:

Revista Donna, mulheres gordas, moda plus size

Resumo

O objetivo é analisar um conjunto de matérias da revista Donna cuja temática principal é a moda relacionada às mulheres gordas sob a perspectiva do lugar de fala. Donna é uma revista feminina de Porto Alegre – RS, vendida junto ao jornal Zero Hora desde 1993. O corpus é um recorte de publicações de 2016 a 2019, que corresponde ao reposicionamento editorial da revista, ocorrido em 2017, cuja temática apostou em uma “diversidade feminina” e no que o periódico chamou de “mulheres reais”. Tenho como questionamentos centrais: de que formas Donna autoriza a existência das mulheres gordas relacionadas à moda? Quais as principais temáticas com a presença das mulheres gordas na editoria de moda? Como principais problematizações, pude constatar a inserção das mulheres gordas relacionadas às reivindicações pelo direito de inclusão na sociedade de consumo, na mídia e na moda, com a celebração dos corpos ditos “fora dos padrões”, por meio do enaltecimento estético e da possibilidade de acessar um “mundo magro”. São ações guiadas por movimentações individuais e, apesar da celebração do “orgulho plus size” e desconstrução dos padrões de beleza, há um corpo gordo padronizado pela moda, mercado e mídia – um corpo midiático gordo: o que nomeio de uma gorda adequada, uma gorda light – modelos plus size inseridas nas mídias de grande circulação e nas redes sociais, e em um universo e “estilo de vida plus size”, conquistado pela liberdade de ser bela, consumir, ter uma vida sexual e sucesso profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Roveda Pilger, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação pela UFRGS com bolsa Capes. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil. Membra do grupo de pesquisa Corporalidades (GPESC/UFRGS), coordenado pela profa. Dra. Nísia Martins do Rosário. Membra do grupo de pesquisa Criança na Mídia (Feevale), coordenado pela profa. Dra. Saraí Patricia Schmidt. Mestra em Processos e Manifestações Culturais e graduada em jornalismo pela Universidade Feevale.  

Referências

AIRES, Aliana Barbosa. De gorda à plus size: a produção biopolítica do corpo nas culturas do consumo – entre Brasil e EUA. 2019. 233f. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, 2019.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva, 2ed., Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.

CAMPELO, Cleide Riva. Publicidade e corpo. In: CONTRERA, Malena Segura; HATTORI; Osvaldo Takaoki. (Org.). Publicidade e Cia. São Paulo: Thomson, 2003.

FISCHLER, Claude. Obeso benigno, obeso maligno. In: SANT`ANNA, Denise Bernuzzi de. (org). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p. 69-80.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003.

GOMES, Carla; SORJ, Bila. Corpo, geração e identidade: a Marcha das vadias no Brasil. Revista Sociedade e Estado, n. 2, v. 29, maio/ago., 2014.

JIMENEZ, Maria Luisa Jimenez. Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos. 2020. 237f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2020.

KILOMBA, Grada. Plantarions Memories: Episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2Yw5XbK. Acesso em: 25 set. 2019.

LUGONES, María. Rumo a um feminismo decolonial. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 357-377.

PILGER, Caroline Roveda. As gordas saem do armário... e entram no closet: interseccionalidade, lugar de fala e empoderamento na configuração das mulheres gordas pela revista Donna. 2021. 346f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/232686. Acesso em: 9 maio 2023.

PILGER, Caroline Roveda; GRUSZYNSKI, Ana. Subalternas e marginalizadas: as mulheres gordas e a moda nas capas da revista Donna. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 33, p. 111–134, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i33.1432. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1432. Acesso em: 10 maio 2023.

RANGEL, Natália Fonseca de Abreu. O ativismo gordo em campo: política, identidade e construção de significados. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

PILGER, Caroline Roveda. “Plus size sai do armário”: uma análise do lugar de fala das mulheres gordas na editoria de moda da revista Donna. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3568. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23568. Acesso em: 15 nov. 2024.