Convergências entre Design Social e Design Centrado no Usuário: um estudo de casos em projetos acadêmicos de moda
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630632022e2367Palavras-chave:
Design Social, Design Centrado no Humano, Projeto Acadêmico de ModaResumo
Este artigo apresenta uma investigação das abordagens do Design Social e do Design Centrado no Usuário em projetos acadêmicos de moda. Primeiramente, são apresentados os fundamentos dos temas e, em seguida, um estudo de casos múltiplos em projetos acadêmicos, realizado em parceria com uma ONG de apoio a pessoas com deficiência visual, na cidade de Ponta Grossa (PR). Os projetos foram orientados pela metodologia centrada no usuário do toolkit Human Centered Design, da IDEO. O primeiro caso foi um coprojeto de oficina de Tie-dye. Já o segundo, um projeto empático, que resultou em um organizador de bolsa/mochila. Foi possível, então, constatar a viabilidade da interseção dessas abordagens para a realização de projetos acadêmicos, propiciando um olhar empático dos estudantes com os usuários.
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