Processos criativos e lugares experienciais: relato de um exercício de design no parque Chamizal em Ciudad Juárez, México
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630622022e1775Palavras-chave:
Lugar, Experiência, CriaçãoResumo
O texto apresenta uma reflexão sobre as experiências de aprendizagem que os alunos de design adquirem quando relacionam sua prática acadêmica ao contexto urbano por meio de um exercício criativo no Parque Chamizal em Ciudad Juárez, Chihuahua, México, que complementa o trabalho realizado em sala de aula. A participação de alunos do Bacharelado em Arquitetura e do Mestrado em Estudos e Processos Criativos em Arte e Design dentro de um processo multidisciplinar promoveu a concretização de habilidades sociais de trabalho em equipe e diálogo. Isso lhes permitiu tomar consciência de sua realidade e configurar novos lugares experienciais, ou seja, espaços repletos de significados em nível geográfico, social e histórico com diversas possibilidades de transformação.
Downloads
Referências
ÁBALOS, Iñaki. La Buena Vida. Barcelona. Editorial Gustavo Gili. 2001.
ABDULLAH, N. A. G., BEH, S. C., TAHIR, M. M., ANI, A. C., y TAWIL, N. M. Architecture design studio culture and learning spaces: A holistic approach to the design and planning of learning facilities. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v.15, p. 27-32, 2011.
ACEVEDO, Adolfo; CACHAY, Orestes; LINARES, Carolina. Los estilos convergente y divergente para resolución de problemas. La perspectiva de los sistemas blandos en el aprendizaje por experiencias. Industrial Data, Perú, v. 19, n. 2, p. 49-58, 2016.
CÁMARA DE DIPUTADOS. El Chamizal. A 50 años de su devolución. Cámara de Diputados LXII Legislatura. Ediciones Mesa Directiva, Estado de México, 2014.
DÍAZ, Alberto. Cotidianidad, cultura y territorio en la vida del estudiantado universitario (Tesis doctoral). Facultad de Ciencias de la Educación. Málaga: Universidad de Málaga. 2012.
ESQUIVIAS, María Teresa. Creatividad: definiciones, antecedentes y aportaciones. Revista Digital Universitaria, México, v. 5, n. 1, 31 de enero 2004.
FRAGOSO, Olivia. El Diseño como actividad multidisciplinaria. Revista del Centro de Investigación. Universidad La Salle, México, v. 8, n. 29, p. 55-68, 2008.
FREEMAN, James; BUTCHER, H.G.; CHRISTIE, T. Creativity. A Selective Review of Research. London: Society for Research into Higher Education, 1968.
KIMMEL, Michael; HRISTOVA, Dayana. The Micro-genesis of Improvisational Co-creation. Creativity Research Journal, London, v. 33, n. 4, p. 347-375, 2021, DOI: 10.1080/10400419.2021.1922197
LATOUR, Bruno. Dadme un laboratorio y levantaré el mundo, en: KNORR-CETINA, K.; MULKAY, M. (eds.), Science Observed: Perspectives on the Social Study of Science. Londres, Sage, pp. 141-170, 1983. Versión castellana de GONZÁLEZ, M.I. NARVÁEZ, Nikolai; GÉLVEZ, Laura. Propuesta metodológica para el desarrollo del pensamiento creativo desde el diseño de la ingeniería concurrente. Sophia, Bogotá, v. 16, n. 2, p. 207-218, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18634/sophiaj.16v.2i.976
PALLASMAA, Juhani. Los ojos de la piel. Barcelona: Gustavo Gili. 2006.
PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social change. London, Thames and Hudson. 1972.
PÁRAMO, Pablo; HEDERICH, Christian; LÓPEZ, Omar; SANABRIA, Luis; CAMARGO, Ángela. ¿Dónde ocurre el aprendizaje? Psicogente, v. 18, n. 34, p. 320-335. 2015 DOI: http://doi.org/10.17081/psico.18.34.508
POLO, Tlaloc. Repentina: Lugar, experiencia y creación. Proyecto de la clase de Seminario de Creación I, Maestría en Estudios y Procesos Creativos en Arte y Diseño, Ciudad Juárez, México, septiembre 2021.
RUNCO, Mark; ACAR, Selcuk. Divergent Thinking as an Indicator of Creative Potential. Creativity Research Journal, London, v. 24, n. 1, p. 1–10, 2012.
TUAN, Yi-Fu. Place: an experiential perspective. Geographical review. v. 65, n. 2, p. 151-165, 1975.
ZHANG, Weitao; SJOERDS, Zsuzsika; HOMMEL, Bernhard. Metacontrol of human creativity: The neurocognitive mechanisms of convergent and divergent thinking. NeuroImage, Oxford, v. 210, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Armando Josué García Rodríguez, Silvia Verónica Ariza Ampudia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".