A semiótica de Greimas na pesquisa brasileira em Design e Moda: triagem e mistura entre disciplinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021014

Palavras-chave:

Semiótica de Greimas, Pesquisas em Design e Moda, Interdisciplinaridade

Resumo

A Semiótica de linha francesa desenvolvida por A. J. Greimas e seus colaboradores tem como um de seus princípios colocar-se a serviço das outras ciências sociais e humanas. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento e entender como a arquitetura conceitual da teoria semiótica de Greimas é usada nas pesquisas das áreas de Design e Moda no Brasil. Nosso corpus de pesquisa são as teses e dissertações defendidas até o ano de 2019 em 25 programas de pós-graduação dessas áreas, filtradas segundo o uso ou menção de autores do campo da teoria semiótica francesa. O problema foi compreender se e como a Semiótica de Greimas apresenta-se em interdisciplinaridade com as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Design e Moda brasileiros. De um universo total de 2.854 teses e dissertações disponíveis nos bancos de dados online, encontramos 90 trabalhos que fazem uso da Semiótica de Greimas. Partindo da oposição entre os modos do fazer científico por triagem ou por mistura, identificamos nos resultados localizados uma tipologia das relações entre disciplinas, que podem se dar tanto como operações de separação ou de comparação (lógicas de triagem), quanto como operações de combinação ou de indiferenciação (lógicas de mistura). No geral, encontramos uma quantidade maior de trabalhos pertencentes à lógica da mistura do que à lógica da triagem, o que evidencia a própria natureza interdisciplinar das áreas de Design, Moda e Semiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marc Barreto Bogo, PUC-SP/UNILIM

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, em co-tutela com a Université de Limoges (França). Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC São Paulo, 2014) e Bacharel em Design Gráfico (UDESC, 2010). Pesquisador no Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) e no Centre de Recherches Sémiotiques (CeReS).

Mariana Braga Clemente, PUC-SP/UNIBO

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, em co-tutela com a Universitá di Bologna (Itália). Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC São Paulo, 2015) e Bacharel em Design de Moda (UEL, 2012). Pesquisadora no Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS).

Referências

BAGGIO, Adriana Tulio. A pesquisa em moda e literatura no Brasil: perfil quantitativo, tipologia das abordagens e questões metodológicas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 4, n. 2, p. 124-134, 2020.

BITTENCOURT, Paulo Henrique da Rocha. O significado faz o igual ser diferente: o design estratégico e o estudo da cadeia de produção e transformação da celulose. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) – Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale dos Sinos, Porto Alegre, 2012.

BOGO, Marc Barreto; BRAGA, Mariana; GARCIA, Carolina Santos; PEREIRA, Cristhiane Bárbara; SCOZ, Murilo; SOUZA, Cayna Vahalla Rocha de Souza. Usos de Greimas nas áreas de Design e Design de Moda no Brasil. Colóquio Internacional Greimas. São Paulo, 2017. (Apresentação oral).

CAMPOS, Amanda Queiroz. O mito como incremento do produto na gestão da marca de moda: estudo de imagens gráfico-publicitárias das marcas Lança Perfume e Morena Rosa. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

CAPES. Plataforma Sucupira - Cursos Avaliados e Reconhecidos. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/>. Acesso em: 12 jun. 2020.

CARDOSO, Cilene Estol. Processos de significação no design: proposta de intervenção para disciplinas de semiótica em cursos de graduação em design no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

DENI, Michela. Des sciences du design à la science du design. Langages, n. 213, p. 93-103, 2019.

FEIJÓ, Valéria Casaroto. PBEX - Place Brand Experience: framework para orientação da projetação de experiências de marca no contexto do place branding. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e interdisciplinaridade. Alea, v. 10, n. 1, p. 29-53, 2008.

GREIMAS, Algirdas Julien. Pragmatique et sémiotique. Actes Sémiotiques - Documents, v. 50, 1984.

GREIMAS, Algirdas Julien; RASTIER, Fraçois. Les jeux des contraintes sémiotiques. In: GREIMAS, Algirdas Julien. Du sens I: Essais sémiotiques. Paris: Seuil, p. 135-155, 2012.

HÉNAULT, Anne. História concisa da semiótica. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

HOUAISS, Dicionário da Língua Portuguesa. Definição de “Intra”. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#2>. Acesso em: 28 ago. 2020.

JARDIM FILHO, Airton Jordani. Aspectos semióticos quebrando paradigmas da avaliação de interfaces web por critérios ergonômicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia (São Paulo, Online), n. 2, 2001.

______, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2017.

MACHADO, Rodrigo Najar. Design estratégico, jogo e criatividade: uma proposta de método processual. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale dos Sinos, Porto Alegre, 2017.

MACHADO, Bruna Rosa. Branding e sentido: framework de posicionamento de marcas de moda sob a perspectiva semiótica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Moda) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

MAXIMILIANO, Cristiani. Guia de design para vitrinas de pequenos varejistas. 2019. Relatório Técnico (Mestrado Profissional em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2019.

MEDEIROS, Raquel Vasconcelos de. A importância da utilização de imagens para a criação de produtos de moda. 2013. Dissertação (Mestrado em Têxtil e Moda) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

MOTTA, Rafael Garcia. Design de interação entre usabilidade e semântica. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

MOURA, Mônica. Atualidades da pesquisa em design e moda no Brasil. Revista dObra[s], v. 6, n 13, p. 24-35, 2013.

NAPOLEÃO, Eduardo. Processo de prospecção e indicação de informações para orientar a criação de marcas gráficas turísticas de cidade: estudo aplicado à cidade Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Apresentação. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). As interações sensíveis: ensaios de sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

______, Ana Claudia de (Org.). Atelier Pesquisa Temática do CPS - Emprego da Semiótica de A. J. Greimas nas áreas de conhecimento do Brasil: desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos conceituais e metodológicos. Documento de projeto (não publicado). São Paulo, 2016.

OLIVEIRA, Raquel Rodrigues Santos de. O design da informação em redes sociais educacionais brasileiras: uma análise a partir da teoria da atividade. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

PAULA, Frederico Braida Rodrigues de. A linguagem híbrida do design: um estudo sobre as manifestações contemporâneas. 2012. Tese (Doutorado em Design) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

PEREIRA, Laura Pedri. Sentido, recepção e interatividade: avaliação de conteúdo de marca em dispositivos móveis. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

PERINI, Anerose. Design estratégico para a mobilidade urbana sustentável por bicicleta em Porto Alegre. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) – Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale dos Sinos, Porto Alegre, 2015.

SALGADO, Kledir. O luxo e a alta-costura: uma análise semiótica. Dissertação (Mestrado em Têxtil e Moda) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SANTOS, Ana Paula Silveira dos. Desafios para uma cidade ciclável: um exercício de design estratégico. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) – Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale dos Sinos, Porto Alegre, 2018.

SCOZ, Murilo. Mídias alternativas no caminho do sujeito: uma abordagem semiótica. 2011. Tese (Doutorado em Design) – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

SCOZ, Murilo. Por uma sociossemiótica do design de interação. Actes Sémiotiques, n. 121, 2018.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

BARRETO BOGO, Marc; BRAGA CLEMENTE, Mariana. A semiótica de Greimas na pesquisa brasileira em Design e Moda: triagem e mistura entre disciplinas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 14–37, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18634. Acesso em: 1 dez. 2024.