O design participativo como metodologia de trabalho na educação formal e em práticas cotidianas

Autores

  • Jaqueline Ferreira Holanda de Melo Federal Rural University of Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630432020211

Resumo

No presente trabalho, apresenta-se a compilação de uma entrevista realizada por uma docente do Ensino Superior (UFRPE) a uma outra colega de trabalho (Unisinos), a entrevistada que reflete e discute questões relacionadas aos Design Participativo (DP). O caminho da conversa trilhado pelas profissionais abrange não apenas o âmbito educacional, mas o da vida cotidiana, isto é, trata também de como o DP pode ser considerado pragmaticamente para o desenvolvimento e/ou acompanhamento de atividades práticas concernentes e decorrentes de outras dimensões do cotidiano do sujeito social. No percurso de construção do pensamento proposto, termos como curiosidade, proatividade, independência, autonomia e coletividade foram bastante recorrentes para repensar práticas pedagógicas e profissionais que não se restringem ao Design, pois são quesitos necessários a quaisquer atividades em que se intenta que todos que nelas estejam envolvidos participem. No decorrer da entrevista, verificou-se como a adoção das concepções do DP se apresenta como uma prática desafiadora, tanto no campo educacional como na perspectiva de sua atuação em outros campos
do saber. Por fim, ressalta-se que, no que concerne aos aspectos técnicos da entrevista, ela foi realizada através da plataforma de vídeo conferência Jitsi Meet, e teve duração aproximada de 40 minutos, gravada via aplicativo de áudio, disponível para sistema Android – e, na sequência, foi transcrita e organizada de acordo com as normas da língua, tendo sua aprovação para publicação por parte da professora entrevistada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-02 — Atualizado em 2020-10-01

Versões

Como Citar

FERREIRA HOLANDA DE MELO, Jaqueline. O design participativo como metodologia de trabalho na educação formal e em práticas cotidianas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 190–200, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18095. Acesso em: 16 jul. 2024.