Um olhar sobre formas e composições no design de interiores sob a ótica da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021098

Palavras-chave:

Fayga Ostrower, Gestalt, Design de interiores, Patricia Urquiola

Resumo

Este artigo objetiva comunicar uma monografia de pós-graduação.  Trata- se de uma análise do livro “Universos da Arte” da Fayga Ostrower e sua relação com o design de interiores. Para tanto, utilizou-se como base o experimento mostrado no livro, onde a autora aborda sobre as aulas que ministrou para operários de fábrica sobre conceitos de composição e forma com o objetivo de auxiliá-los a compreender obras de arte. No primeiro momento da pesquisa contextualiza-se como foi feito este experimento e quais são esses conceitos, para em seguida demonstrar sua aplicabilidade no design de interiores. Esta pode ser observada através da análise feita entre a correlação dos projetos da arquiteta e designer Patricia Urquiola com a aplicação sob a ótica central do tema.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Alonso de Oliveira, Anhembi Morumbi

Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos. Pós-Graduada em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade.

Luciene Contiero Felipe, Anhembi Morumbi

Graduada no curso de Design de Interiores da Universidade Anhembi Morumbi

Marcus Vinicius Pereira, Anhembi Morumbi

Arquiteto, Especialista em Design de Interiores, Mestre e Doutorando em Design. Professor Universitário da Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores e na Pós-graduação latu senso em Projeto de Interiores. Suas pesquisas fazem conexões entre as áreas da arquitetura, design de moda e filosofia, abordando conceitos como efemeridade, deslocamento e processos de criação. 
 

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Intuição e Intelecto na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FERRAZ, C. B. O. (2016). Geografia: o olhar e a imagem pictórica. Pro-Posições, 20(3), 29-41. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643386>. Acesso em: 15 maio 2020.

GIBBS, J. Design de interiores. Guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2010. p.70.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2009.

GRIMLEY, C. Cor, espaço e estilo. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

SILVA, Wanessa Cordeiro. Aquarelas: A linguagem das cores em Fayga Ostrower. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arte) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2016.

Sites:

ARCHDAILY. Hotel Mandarim Oriental. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2020.

ARCHILOVERS. Hotel Room Mate Giulia. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2020.

PATRICIA URQUIOLA. Mandarin Oriental Hotel. Disponível em: <http://www.patriciaurquiola.com/architecture/mandarin-oriental-2>. Acesso em: 22 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-01