Da técnica ao ensino superior: um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020135

Palavras-chave:

ensino superior , moda , currículo

Resumo

O ensino superior em Design de Moda tem início, no Brasil, por volta dos anos 1990, inicialmente oferecido pela iniciativa privada, em um momento de crescente urbanização, industrialização e demandas de setores do Mercado. A preocupação central deste artigo é refletir sobre a constituição, em nível superior, da formação em Moda no Brasil e evidenciar, através de análises que envolvem o olhar sobre as matrizes curriculares destes cursos, bem como aspectos históricos e sociais, as causas e os objetivos da transposição de uma formação tradicionalmente técnica para o ensino superior. Para essa análise realizou-se uma pesquisa em dados secundários sobre o fenômeno social da moda e as políticas de expansão do ensino superior brasileiro, assim como as matrizes curriculares de bacharelados e cursos tecnológicos em Moda, em instituições públicas e privadas do país. 

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Biografia do Autor

Luciana Crivellari Dulci, Universidade federal de Ouro Preto - UFOP

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisa nas áreas de Sociologia da Cultura, Moda, Artes e Educação.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

DULCI, Luciana Crivellari. Da técnica ao ensino superior: um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 135–151, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020135. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16407. Acesso em: 8 dez. 2024.