Uma reflexão acerca dos fardamentos militares femininos em Pernambuco: entre o justo da cultura e as categorias ergonômicas de conforto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630332019134

Resumo

Os uniformes tem por função demarcar sentidos simbólicos e atividades laborais, além de proteger corpo do profissional, proporcionando bem-estar e auxiliando o seu desempenho. Sua adequação ao corpo depende de considerar suas dimensões e proporções, além das características próprias ao posto de trabalho, tais como os riscos próprios ao ambiente e a extensão e dinâmica dos movimentos da articulação motora exigidas pelas tarefas. Contudo, quando se trata da polícia militar feminina, não é incomum observar no cotidiano da cidade o quanto justas são essas peças de vestuário, especialmente as calças, que marcam as formas do corpo. Considerando as categorias do conforto para o vestuário, à luz do pensamento de Bourdieu, a questão nos levou a refletir os motivos e as possíveis consequências do desenvolvimento do gosto por tal estética. Nossos resultados apontaram que o gosto, uma questão cultural, afeta e pode colocar em risco a segurança da usuária em sua atividade laboral.

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Biografia do Autor

Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste. 

 

Julia Atroch de Queiroz

Mestre em Consumo Cotidiano de Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Iris Fideliz de Silva, Universidade Federal de Pernambuco.

Graduanda no curso de Design pela Universidade Federal de Pernambuco do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste.

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Publicado

2019-11-28

Como Citar

COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega; QUEIROZ, Julia Atroch de; SILVA, Iris Fideliz de. Uma reflexão acerca dos fardamentos militares femininos em Pernambuco: entre o justo da cultura e as categorias ergonômicas de conforto. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 134–148, 2019. DOI: 10.5965/25944630332019134. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16046. Acesso em: 21 dez. 2024.