Considerações sobre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630332019149Resumo
O presente artigo analisa possíveis interseções entre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico; tendo como ponto de partida os novos sujeitos, presentes no espaço de instituições públicas de ensino superior, com a institucionalização da política de ações afirmativas por meio das cotas e também via legislação: lei 10.639/2003 - 11645/2008. São corpos, culturas, valores e identidades circulando num espaço e tempo que antes era de certo modo restritivo para estes novos sujeitos. Surgem com as ações afirmativas, no sentido de superar desigualdades, que tem se mantido para alguns indivíduos, como raça, sexo, deficiência, influindo sobremaneira na definição de oportunidades no ingresso e desempenho educacional, no mercado de trabalho, no progresso na carreira e na participação na vida política e de gestão pública. As reflexões foram norteadas com base na bibliografia e documentos sobre o tema. Como resultado observa-se um campo em constantes disputas entre as construções, desconstruções do currículo normatizado e as alterações epistemológicas na produção de conhecimento nos diferentes cursos de formação universitária.
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