ENSINO DE ARTE: UM EXERCÍCIO SOBRE A LUZ E A SOMBRA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Rita de Cassia Soares de O. Sanzzannaro Pereira PPGE/Mestrado - Centro Universitário Moura Lacerda.Ribeirão Preto(SP)
  • Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630322019054

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo revelar as potencialidades do educador e do aluno, adquiridas por meio das experiências poéticas em sala de aula e, assim, evidenciar a relevância da Arte na educação. O estudo foi aplicado nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I (seis anos) de uma escola privada no interior do estado de São Paulo, enfatizando o conteúdo abordado sobre a luz e a sombra, ocorrido no terceiro trimestre no ano com duração de doze aulas. Ancoramos nossa reflexão em John Dewey, Lev Vygotsky, Ana Mae Barbosa, Ana Angélica Albano, Rosa Iavelberg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Soares de O. Sanzzannaro Pereira, PPGE/Mestrado - Centro Universitário Moura Lacerda.Ribeirão Preto(SP)

Mestre em Educação. Docente em Arte da rede pública e privada, no Ensino Fundamental I.

Maria de Fátima da S.C.G. de Mattos, Centro Universitário Moura Lacerda - CUML Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado

Doutora em Artes pela ECA/USP

Mestre em História pela UNESP/Franca

Especialista em Cenografia e Indumentária Pela UNAERP/ Ribeirão Preto

Graduada em Educação Artistica, Música, Desenho e Pedagogia

Docente de Estética e Hostoria da Arte dos cursos de Moda, Arquitetura e Urbanismo do CUML

Docente Permanente do PPGE -Mestrado em Educação do CUML

Referências

ARSLAN, Luciana Mourão; IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo: Thompson, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

DERDYK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990. 174p. Série Pensamento e ação no magistério.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

PRATES, Valquíria; SANT’ANNA, Renata. O olho e o lugar: Regina Silveira. São Paulo: Paulinas, 2009.

PRÍNCIPES e Princesas. Direção e Criação: Michel Ocelot. França: Dolby Digital, 1999. (70 min). DVD.

SMITH, Edward Lucie. Arte Moderna. História da Arte e crítica de arte In: BARBOSA, A. M. (org). Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. Parte 1, cap. 1, p.25-39.

SMOLKA, Ana Luiza. Criação e Imaginação. In: VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Zoia Prestes. Apresentação e omentários: Ana Luiza Smolka. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

PEREIRA, Rita de Cassia Soares de O. Sanzzannaro; MATTOS, Maria de Fátima da S.C.G. de. ENSINO DE ARTE: UM EXERCÍCIO SOBRE A LUZ E A SOMBRA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 054–068, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019054. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14912. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Aberturas Transversais