Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa

Autores

  • Heloisa Helena de Oliveira Santos Instituto Federal do Rio de Janeiro/Professor

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630212018149

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a atuação docente na formulação de cursos em instituições públicas de ensino. Para discutir esta atuação, a metodologia proposta é a de formulação de um curso cujas etapas envolvem o diagnóstico e análise do histórico, características e necessidades/demandas do local em que o curso se insere, incluindo o acompanhamento do público que atualmente frequenta a instituição de ensino, alinhamento com a proposta institucional e proposta de curso que se fundamente nestas informações levantadas. Também apresentamos, no artigo, os resultados do planejamento de um curso livre que tem como referência as noções de economia criativa e que busca atender a demanda específica de formação de mulheres, população mais vulnerável socialmente, em uma região empobrecida localizada na Baixada Fluminense/Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Heloisa Helena de Oliveira Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro/Professor

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Belford Roxo de Economia Criativa. É professora nas áreas de Produção de Vestuário e Moda (modelagem, costura, tingimento, etc.). É graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e Mestre em Sociologia e Antropologia pela mesma instituição. É Tecnóloga em Produção de Vestuário pelo SENAI CETIQT e Doutora em Design pela PUC-RJ.

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

SANTOS, Heloisa Helena de Oliveira. Docência e planejamento de cursos para as áreas da Economia Criativa. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 149–172, 2018. DOI: 10.5965/25944630212018149. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11676. Acesso em: 20 nov. 2024.