UMA VISÃO ARTICULADA DAS TEORIAS DE PIAGET E VYGOTSKY E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autores
Kariston Pereira
Iandra Pavanati
Julio Schruber Junior
Vanessa Suzuki
Luiz Maia
Francisco Pereira Fialho
Palavras-chave:
Vygotsky, Piaget, Educação a Distância.
Resumo
A questão da interação humana nos processos educacionais presenciais pode beneficiar a aprendizagem. Por outro lado, os processos interativos são fontes geradoras de problemas que podem dificultar e comprometer o aprender. Além dos já conhecidos problemas trazidos da transposição dos métodos presenciais de ensino para os virtuais, tais como falhas nos métodos de avaliação, tem-se o agravamento de questões como a falta de motivação e a evasão. Surge também uma nova questão de sociabilidade que é a dificuldade de interação promovida pela distância entre os personagens do processo. Essa problemática não foi solucionada por completo no ambiente presencial de educação e é agravada no âmbito da Educação a Distância. Este artigo pretende discutir uma articulação de idéias entre as teorias de Piaget e Vygotsky que possam apoiar o desenvolvimento de ambientes virtuais de ensino mais eficazes. Tendo como condição inerente a distância entre aluno e professor, e aluno e aluno, imposta pelo meio virtual, esta proposta de abordagem pode trazer benefícios das questões levantadas pelos dois pensadores e promover resultados mais profícuos nas novas Tecnologias Educacionais . O artigo parte de uma revisão bibliográfica para tecer sua discussão e permitir indagar sobre possíveis contribuições compatíveis e articuladas entre as teorias de Vygotsky e Piaget.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência e coleta dados de acesso pela ferramenta Google Analytics e pela plataforma Open Journal Systems.