Por uma dramaturgia colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014077Resumo
Este artigo debruça-se perante interrogações que perpassam a construção dramatúrgica desenvolvida ao longo do modo de criação conhecido como processo colaborativo. Tem por objetivo instalar e esclarecer questões acerca do tecido dramatúrgico oriundo deste método específico, por meio do levantamento e estudo de experiências de artistas e pesquisadores da cena contemporânea. O caminho escolhido inicia-se pela exposição da noção que compõe o termo dramaturgia na contemporaneidade, avança para explanação do processo colaborativo, encaminha-se para refletir a dramaturgia colaborativa e encerra-se numa elucidação da problematização da autoria e suas relações com o processo colaborativo. Percebe-se que é possível traçar características comuns entre os trabalhos desenvolvidos e estabelecer prováveis parâmetros que evidenciam e identificam a dramaturgia que emerge desta prática específica de concepção cênica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.