Jogando com a Commedia Dell’arte na formação de professores da Educação Infantil

Autores

  • Diego de Medeiros Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312908102013028

Resumo

Este texto discorre sobre uma pesquisa de mestrado vinculada à formação de professores da educação infantil à linguagem teatral. O objetivo do estudo era verificar o potencial do trabalho com elementos que estruturavam a Commedia dell’arte como um meio para a apropriação de conceitos relativos ao teatro. Para tanto foi criado um grupo de estudos teórico-prático, em formato de oficina, composto por 14 profissionais deste segmento de ensino e um pesquisador, professor de teatro. Este trabalho culminou na montagem de um espetáculo e na formação de um grupo teatral – Trupe da Alegria – o qual tem atuado na elaboração de espetáculos para crianças e na discussão da apropriação da linguagem teatral na Educação Infantil. O potencial da citada Commedia como material pedagógico foi comprovado e tem subsidiado os demais trabalhos do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

PEREIRA, D. de M. Jogando com a Commedia Dell’arte na formação de professores da Educação Infantil. DAPesquisa, Florianópolis, v. 8, n. 10, p. 028-040, 2013. DOI: 10.5965/1808312908102013028. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8063. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos