O modelo de negócio como elemento no design de produtos e serviços digitais: uma análise do Amazon Zshops

Autores

  • Heron Jader Trierveiler
  • Rafael Garcia Motta Mestrando em Design na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Especialista em Design Experiencial pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Teoria do Design Comunicacional pela Univerisdade de Buenos Aires. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de interação.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911152016218

Resumo

A partir de um estudo de caso do Amazon zShops, o presente trabalho explora a compreensão do modelo de negócios como variável projetual no design de produtos e serviços digitais. São discutidos conceitos e abordagens que relacionam design e modelos de negócios e sua incorporação ao universo prático nos campos da gestão estratégica, da inovação e do empreendedorismo. Como resultado, são oferecidas recomendações e elementos conceituais básicos para abordagens projetuais que, além de considerarem aspectos tecnológicos e de experiência do usuário, tenham o modelo de negócios como princípio norteador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heron Jader Trierveiler

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduou-se em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG em 2009. Desde lá, atua em projetos de P&D do Instituto Stela aplicados a organizações de CT&I.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

TRIERVEILER, Heron Jader; MOTTA, Rafael Garcia. O modelo de negócio como elemento no design de produtos e serviços digitais: uma análise do Amazon Zshops. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 15, p. 218–232, 2016. DOI: 10.5965/1808312911152016218. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6836. Acesso em: 19 abr. 2024.