Design de serviços e experiência do usuário (UX): uma análise do relacionamento das áreas

Autores

  • Mayara Ramos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/PPGEP (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção)
  • Eugenio Andrés Díaz Merino UFSC/PPGEP/POSDESIGN
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino UFSC/POSDESIGN
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira UDESC/PPGDesign

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016105

Resumo

As empresas, atualmente, estão preocupadas em desenvolver e entregar valor para os clientes. O Design de Serviços tem se tornado uma vantagem competitiva, ao buscar entregar experiências de serviço que atendam as necessidades clientes. A Experiência do Usuário por sua vez aborda a incorporação do feedback usuários no desenvolvimento de serviços/produtos com a finalidade de e atender às necessidades dos usuários e tenham alta usabilidade. O uso conjunto dessas disciplinas pode aprimorar o fornecimento de valor. Esse artigo tem por objetivo analisar uma metodologia utilizada no Design de Serviços e ferramentas aplicadas no processo de desenvolvimento, identificando se há interseção e como ela se relaciona com a abordagem da Experiência do Usuário e suas medidas. Acredita-se que com o uso do Design de Serviços e Experiência do Usuário os resultados trarão maior chances da entrega do valor desejado pelos clientes, criar relacionamento com os clientes, maior participação no mercado, valor de marca.

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

RAMOS, Mayara; DÍAZ MERINO, Eugenio Andrés; SCHMIDT ALVES DÍAZ MERINO, Giselle; GITIRANA GOMES FERREIRA, Marcelo. Design de serviços e experiência do usuário (UX): uma análise do relacionamento das áreas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 105–123, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6378. Acesso em: 21 dez. 2024.

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