O pianista colaborador: um estudo no contexto da UDESC, em Florianópolis

Autores

  • Cinthia Ruivo Silva Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC
  • Guilherme Sauerbronn Barros Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312909122014119

Palavras-chave:

Música, Pianista colaborador, Prática musical

Resumo

Resumo: Esse artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que tem como objeto de estudo o pianista colaborador. O trabalho está dividido em três partes. A primeira tem caráter histórico e descreve o pianista colaborador. A segunda é uma breve análise curricular do bacharelado em piano da Universidade XXX, a fim de identificar se há matérias que direcionem os alunos para prática colaborativa e a terceira é o relato de uma oficina de piano colaborativo realizada naquela instituição. Esse trabalho teve como objetivo aprimorar o desempenho de pianistas que realizam ou desejam realizar a prática da colaboração. A obtenção dos dados dessa pesquisa foi feita através da gravação das aulas em vídeo, de um questionário semi-estruturado e de uma entrevista. A oficina demonstrou, entre outras coisas que o desenvolvimento da leitura à primeira vista é de extrema importância para a prática colaborativa e que através de um estudo direcionado durante os anos de formação, essa dificuldade pode vir a ser superada.

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Biografia do Autor

Cinthia Ruivo Silva, Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC

Aluna do curso de Mestrado em Música - Prática interpretativas - piano -  na Universidade Estadual de Santa Catarina

Guilherme Sauerbronn Barros, Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC

Professor do curso de graduação e da pós graduação em Música - piano, na Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC

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Publicado

2014-12-09

Como Citar

SILVA, Cinthia Ruivo; BARROS, Guilherme Sauerbronn. O pianista colaborador: um estudo no contexto da UDESC, em Florianópolis. DAPesquisa, Florianópolis, v. 9, n. 12, p. 119–135, 2014. DOI: 10.5965/1808312909122014119. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/5136. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos