Análise retórica em Manoel Dias de Oliveira: exemplos de figuras retórico-musicais

Autores

  • Eliel Almeida Soares Universidade de São Paulo (USP)
  • Diósnio Machado Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312909122014090

Palavras-chave:

Análise, Figuras Retóricas, Manoel Dias de Oliveira, Música Colonial Brasileira

Resumo

Ao enunciar seu discurso o orador serve-se da retórica para fundamentar sua tese, cujo propósito visa convencer e atrair a atenção do público, evidenciando, desse modo, sua habilidade em empregar a linguagem para mover os afetos dos ouvintes. Assim como os mestres da oratória, muitos compositores do barroco e primórdios do classicismo tanto na Europa quanto no Brasil colonial, encontraram na arte da eloquência o embasamento necessário para que suas obras fossem expostas com consistência, segurança e eficácia. Por esse motivo, o presente artigo expõe o pensamento musical de Manoel Dias de Oliveira através da utilização de figuras retóricas em suas composições. Para tanto, utilizamos como metodologia ferramentas analíticas necessárias à compreensão da linguagem retórica do autor a serviço da eloquência e persuasão tais como: análises de figuras retórico-musicais associadas ao texto sacro, harmonia e distribuição do discurso musical. Mesmo a pesquisa estando em estágio inicial, obtiveram-se alguns resultados os quais serão apresentados ao longo do trabalho.

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Publicado

2014-12-09

Como Citar

ALMEIDA SOARES, Eliel; MACHADO NETO, Diósnio. Análise retórica em Manoel Dias de Oliveira: exemplos de figuras retórico-musicais. DAPesquisa, Florianópolis, v. 9, n. 12, p. 90–106, 2014. DOI: 10.5965/1808312909122014090. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/5071. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos