O mundo pessoal feminino como possibilidade para criação de uma prática de atriz/ator
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909122014024Palavras-chave:
Artes Cênicas, Feminismo, Preparação de elenco,Resumo
Este estudo está inserido no campo das artes cênicas e tem por objetivo revisar alguns pontos em relação à historiografia tradicional e a Nova História, defendendo a reflexão sobre a participação das mulheres na construção de uma comunidade, a desvalorização do ambiente privado (próprio historicamente da mulher) e a considerada hegemonia masculina na esfera pública social. Posteriormente, serão apontadas considerações acerca das possibilidades de criação de uma prática sistemática para uma atriz/ator (treinamento), tendo como princípio basilar as atividades cotidianas e histórias contadas por mulheres . Como técnica principal para o desenvolvimento desta proposta sugere-se a mímese corpórea, destinada à observação de um(a) sujeito(a) e apropriação do(a) artista sobre as características observadas, a fim de compor um material cênico que poderá ser levado a público ou mantido como matriz passível de investimentos futuros pelo(a) artista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.