Tracejando esboços e palavras na pesquisa poética
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909122014045Palavras-chave:
Artes Visuais, Pesquisa Poétia, DesenhoResumo
Este artigo trata de investigar a importância da utilização do desenho enquanto uma metodologia visual na pesquisa poética nas artes visuais. Os desenhos, as anotações visuais e esboços podem servir ao artista-pesquisador para narrar o seu percurso poético, enquanto metodologia visual. Por meio de um questionário respondido por alunos-artistas-pesquisadores de graduação e pós-graduação de artes visuais, vinculados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), podemos constatar a importância do desenho em todo o seu percurso poético. O desenho, aliado à escrita, pode ser entendido como uma das possibilidades de expressão e realização da pesquisa poética no trabalho de investigação no campo da arte. Assim, entendemos que o desenho deve ser considerado e apresentado na pesquisa poética, pois é um registro fundamental para entender não só o processo, como o resultado artístico do artista-pesquisador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.