Método de ensino de software CAD 3D – O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0005

Palavras-chave:

Sistemas de ensino- Desenho (Projetos), Produtos novos, Projeto auxiliado por computador

Resumo

O presente artigo demonstra os resultados obtidos a partir de um experimento com um modelo de tutorial direcionado ao ensino de software CAD Tridimensional. Para o seu desenvolvimento foram identificados elementos tais como texto, vídeo e imagens estáticas, assim como o software que permitiria a criação do tutorial. Para este experimento foi utilizado um grupo de 19(dezenove) estudantes do curso de Bacharelado em Design Industrial, onde realizou-se uma seção em um laboratório de informática, para que o método proposto pudesse ser testado e verificado. Os dados apresentados discutem quais as necessidades e preferências do usuário no processo de execução da tarefa visando uma maior interatividade entre instrumento e aprendiz, na busca de uma aprendizagem facilitadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celio Teodorico dos Santos, UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Departamento de Design e do Programa de Pós Graduação em design da UDESC

Claudio de São Plácido Brandão, UDESC

Professor do departamento de Design e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UDESC

Walter Dutra Silveira Neto, UDESC

Professor do Departamento de Design da UDESC

Referências

KEEGAN, S.D.; HOLMBERG B.; MOORE, M.; PETERS, O.; DOHMEM, G. Distance Education International Perspectives. Londres: Routllege, 1991.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, set. 2000.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. p.11-65.

NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância. 1996. Disponível em: http://www.ibase.org.br/ined ivonio1.html. Acesso em 10 abr. 2008.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; VALENTE, José Armando. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, Maria Candida (org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. Cap. 2, p. 27-38.

SILVEIRA NETO, Walter Dutra. Proposta de Método para Criação e Validação de tutoriais - Aprendizagem de Software Gráfico. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631@1cação a distância possibilitando a formação do professor Com base no ciclo da prática pedagógica. Acesso em 10 set. 2017.

SILVEIRA NETO, Walter Dutra; SANTOS, Célio Teodorico; BRANDÃO, Claudio de São Plácido. Método de ensino de software CAD 3D - O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem. In: CONGRESSO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, Joinville. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2019. p. 850-864. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/299621. Acesso em 10 set. 2019.

VALENTE, J. A. (org.) Por Quê o Computador na Educação? In: Computadores e Conhecimento Repensando a Educação. Campinas, SP: UNICAMP, 1993. cap.2, p. 28-54

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

SANTOS, Celio Teodorico dos; BRANDÃO, Claudio de São Plácido; SILVEIRA NETO, Walter Dutra. Método de ensino de software CAD 3D – O vídeo como elemento facilitador da aprendizagem. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312915252020e0005. Acesso em: 11 dez. 2024.