A Arte Muralista: um breve tour

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DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152020e0002

Palavras-chave:

Arte mural, Arte pública, Muralismo, Arquitetura moderna

Resumo

A arte mural apresenta, em sua concepção, uma pujante composição de liberdade artística, que foge da rigidez acadêmica, encontrando, assim, uma grande potencialidade expressiva. Amparado pelo crítico Mario Pedrosa (1981) e pela historiadora de arte Annateresa Fabris (1996), este trabalho consolida-se na tentativa de uma análise histórico-iconográfica que inicia nos primórdios da História da Arte e segue até a contemporaneidade, enveredando pelos conceitos de Foucault (2009). Com base em Panofsky (1989) e seus estudos iconológicos e iconográficos, olhamos para as obras de Hassis, Martinho de Haro, Portinari, Di Cavalcanti, Picasso, entre outros. Valendo-nos dos princípios corbusianos da arquitetura moderna, finalizamos este trabalho na seara das Políticas de Artes Públicas, com destaque à cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.

 

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Biografia do Autor

Cristiane Rubbi, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Cristiane Rubbi é formada em Economia e Museologia, ambas pela UFSC e mestra em Artes Visuais - na linha de Teoria e História da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Sandra Makowiecky, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

 

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

RUBBI, Cristiane; MAKOWIECKY, Sandra. A Arte Muralista: um breve tour. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–27, 2020. DOI: 10.5965/18083129152020e0002. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18083129152020e0002. Acesso em: 22 dez. 2024.

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