Ivan Boiko e a Bandura: o design e a construção de instrumentos musicais como símbolo cultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312913212018076Palavras-chave:
Instrumentos musicais, Cultura material, LuteriaResumo
O presente artigo dialoga com múltiplas áreas do conhecimento em uma abordagem transdisciplinar, incluindo o Design, a Música, a Luteria, a Cultura Material. Esta pesquisa tem como objetivo entender alguns dos processos que levam à construção de instrumentos musicais e como estes artefatos incorporam e emanam significados. O Método escolhido foi o da revisão bibliográfica e da História Oral, por meio de entrevistas semi estruturadas. Como exemplo, apresenta-se o caso do artífice Ivan Boiko, que influenciado por elementos tanto de sua cultura natal ucraniana, como da brasileira, passou a construir banduras utilizando materiais e ferramentas locais, desenvolvendo assim projetos e conceitos próprios, incorporados ao longo de muita experimentação. Como resultado o artigo aponta para uma busca das trajetórias dos artefatos, como uma ferramenta de análise e observação, que deve passar também pela trajetória (de vida e laborais) de seus artífices construtores. Observar a trajetória de Ivan Boiko e da Bandura, pode servir como contextualização de elementos culturais que influenciam a criação, produção e significação da cultural material. Espera-se assim, compreender melhor a complexidade de elementos que podem influenciar direta ou indiretamente a construção de um artefato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.