Imagem reflexiva: uma proposta de tipologia para análise visual
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312913202018063Palavras-chave:
reflexividade, imagem, autorreferência, design gráficoResumo
Esta pesquisa estuda o fenômeno da reflexividade, que se refere àquela característica das imagens que, de alguma forma, remetem a si mesmas, seus elementos constitutivos e seu método construtivo, inscrevendo o receptor em seu espaço discursivo. É objetivo desta pesquisa a análise formal e interpretativa das diversas formas de reflexividade, propondo uma tipologia, para a sua classificação, através da apresentação de exemplos, com ênfase nas imagens do Design. Foram identificados dez tipos diferentes de utilização da reflexividade nas imagens. São eles: referência, pastiche, o meio como tema, explicitação dos elementos constitutivos, exposição do método construtivo, paródia, reformulação, serialização, questões de gênero e não-usabilidade. A reflexividade, nas mãos do designer, tem o potencial de ser uma ferramenta criativa e o conhecimento do seu funcionamento é fundamental para o seu uso consciente. A reflexividade desperta a criatividade e pode estimular o olhar crítico acerca das imagens ao nosso redor, contribuindo para o campo projetual em design.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Filipe Aguiar Cargnin, Gabriela Botelho Mager

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.