Imagem reflexiva: uma proposta de tipologia para análise visual
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312913202018063Palavras-chave:
reflexividade, imagem, autorreferência, design gráficoResumo
Esta pesquisa estuda o fenômeno da reflexividade, que se refere àquela característica das imagens que, de alguma forma, remetem a si mesmas, seus elementos constitutivos e seu método construtivo, inscrevendo o receptor em seu espaço discursivo. É objetivo desta pesquisa a análise formal e interpretativa das diversas formas de reflexividade, propondo uma tipologia, para a sua classificação, através da apresentação de exemplos, com ênfase nas imagens do Design. Foram identificados dez tipos diferentes de utilização da reflexividade nas imagens. São eles: referência, pastiche, o meio como tema, explicitação dos elementos constitutivos, exposição do método construtivo, paródia, reformulação, serialização, questões de gênero e não-usabilidade. A reflexividade, nas mãos do designer, tem o potencial de ser uma ferramenta criativa e o conhecimento do seu funcionamento é fundamental para o seu uso consciente. A reflexividade desperta a criatividade e pode estimular o olhar crítico acerca das imagens ao nosso redor, contribuindo para o campo projetual em design.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.