A Dimensão multissemiótica do Jogo teatral:
a experiência de elaboração de uma peça radiofônica com Afásicas e Afásicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0021Palavras-chave:
Teatro - Semiótica, Afásicos, Linguagem corporal na arte, Performance (Arte)Resumo
Este estudo expõe um dos resultados de uma pesquisa sobre significação verbal e não verbal desenvolvida através da prática teatral desenvolvida no meu mestrado, baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição com pessoas afásicas. Investigo a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.) com afásicas e afásicos, através das interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos, ativos na construção de significados, para descrever e analisar o papel da atividade artística performativa na (re)organização de possibilidades comunicativas e expressivas de indivíduos afásicos no mundo e com seus pares.
Downloads
Referências
CALLIGARIS, J. P. A Dimensão Multissemiótica do Jogo Teatral: a Experiência de Elaboração de uma Peça Radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos (CCA - IEL/UNICAMP) . 2016. Dissertação (Mestrado em Lingiística ) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270633. Acesso em 31 jul. 2020.
FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, n. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/5 7373/60355. Acesso em 31 jul. 2020.
GROTOWSKI, J. Prefácio. In: RICHARDS, T. Trabalhar com Grotowski sobre as Ações Físicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012. p.11-13.
KOUDELA, I. D. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.
NORRIS, S. Analyzing Multimodal Interaction: a methodological framework. Londres : Routledge, 2004. p. 74. E-book. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203379493
NORRIS, S. Multiparty interaction: a multimodal perspective on relevance. Discourse Studies, v. 8, n. 3, p.401-421, jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1461445606061878. Disponível em: encurtador.com.br/eowBT. Acesso em: 31 jul. 2020.
SALLES, C. A. Crítica Genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: Educ, 2008.
SALOMÃO, M. A questão da construção do sentido e a revisão da agenda dos estudos da linguagem. In: Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora , v. 3, n. 1, p. 61-79, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo35.pdf. Acesso em 31 jul. 2020.
STANISLAVSKI, C. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.
TONEZZI, J. Cena e Contágio: o caso da Companhia de Arte Intrusa. In: Revista O Percevejo online, Rio de janeiro, v. 3, n. 2., 2011. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoon line/article/view/1922. Acesso em: 31 jul. 2020.
TONEZZI, J. Distúrbios de Linguagem e Teatro: o afásico em cena. São Paulo: Editora Plexus, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Juliana Pablos Calligaris
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.