Imagem é aquilo que contrai e dilata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0026

Palavras-chave:

Teatros, Imagem corporal nas artes cênicas, Performance (Arte)

Resumo

Este ensaio é um exercício reflexivo sobre a desierarquização das funções teatrais, o olhar e a imagem. O texto tem como disparador o relato de um acidente que ocorreu com o próprio autor, organizado em pequenas teses numa linha temporal cronológica. A partir dele se destrincham discussões críticas acerca da metodologia do olhar racional na história da arte, na organização das funções teatrais e na construção e produção de imagens. Este ensaio é sobre colocar duas coisas que não podem estar juntas no mesmo espaço-tempo, contrair e dilatar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Martins Dalbem, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Nascido em Criciúma-SC. Mestrando em Teatro pelo programa de Pós-Graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor, diretor e ator. Possuí trabalho de treinamento de atores a atrizes através da técnica em Mimo Corporal. Membro do coletivo de teatro Dizputa Sitiada. Estuda (des)hierarquização das funções teatrais, relações de poder e encenação teatral. Atualmente está interessado em processos e pessoas que estudam e exercitam o aprender a aprender.

Fátima Costa de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Artes Plásticas (FAAP), Especialista em Teatro (CEART-UDESC), Mestre em Educação e
Cultura (FAED-UDESC) e Doutora em História Cultural (PPG em História do CFH/UFSC). Professora
titular do Departamento de Artes Cênicas do CEART e do PPG em Teatro da UDESC. Atuação artística:
atriz, carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora teatral. Pesquisa teatro e carnaval. Referencial: teoria
crítica. Temas: espaço, imagem e alegoria em teatro político, teatro negro, movimentos sociais e escolas
de samba.

Referências

BENJAMIN, W. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo : Editora 34, 2013.

FREUD, S. A Interpretação dos sonhos (1900). Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001. E-book

Publicado

2020-10-20

Como Citar

Dalbem, L. M., & de Lima, F. C. (2020). Imagem é aquilo que contrai e dilata. DAPesquisa, 15(esp.), 01-13. https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0026