O Sertão nas artes:

o cangaço e a imprensa ilustrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0041

Palavras-chave:

Cangaceiros na arte, . Imprensa e propaganda, Representações sociais, Sertanejos, Arte comercial

Resumo

Este artigo traz o tema da construção da representação social estereotipada do sertão e do sertanejo a partir da exploração da imagem do cangaço. Partindo da teoria das representações sociais de Serge Moscovici e das análises de Duval Albuquerque sobre a invenção do Nordeste, analisamos as formas e as temáticas a partir das quais a imprensa ilustrada e mesmo o cinema, dos anos de 1950, exploraram a representação do cangaço para imprimir ao sertão e ao sertanejo a imagem de selvageria, invisibilizando a cultura sertaneja e suas verdadeiras tensões sociais, reduzindo o sertanejo a um personagem estereotipado.

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Biografia do Autor

Ivete Batista da Silva Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social pela USP. Docente da graduação e do mestrado profissional na Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Negros. Pesquisa financiada pela FAPEMIG APQ 03709-16 – Demanda Universal

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

ALMEIDA, Ivete Batista da Silva. O Sertão nas artes: : o cangaço e a imprensa ilustrada. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–17, 2021. DOI: 10.5965/1808312915252020e0041. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17653. Acesso em: 20 dez. 2024.