Diálogos entre iluminação cênica e o exercício da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0009

Palavras-chave:

Iluminação de cena, Teatros-Efeitos especiais, Arte-Estudo e ensino, Formação profissional

Resumo

O artigo a seguir estabelece diálogos entre a Iluminação Cênica como linguagem componente da Encenação Teatral, com o exercício da docência e a formação de professores de Teatro nos cursos de nível superior. São discutidas duas perspectivas, a primeira quanto a formação de docentes pelo entendimento do conceito de artista-docente e a outra sobre os processos de formação de iluminadores no Brasil, considerando a teoria e a prática como territórios indissociáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira Fregoneis, Universidade Estadual de Maringa - UEM

Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autora do livro Entre o Teatro e o Cinema: Experiências Performativa e Corporeidades Deliszantes - a cena explorada para alem do sujeito. Atualmente Professora Temporária no Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Poéticas Cênicas, Corpo e Mídias.

Referências

ARAÚJO, J. S. O. A cena ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. Disponível em: https://hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/C%eanica/Pesquisa/A_Cena_Ensina__ARAUJO_S%e1vio.pdf. Acesso em: 17 set. 2019.

CABRAL, B. A. V. Mediação em teatro: o professor como artista e pedagogo. In: CONTIERO, L.; SANTOS, F.F.; FERNADES, V.S. (org.). Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal, RN: EDUFRN, 2018. p. 55-70

CAMARGO, R. G. Função estética da luz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

COHEN, M. A. Cenografia Brasileira Século XXI: Diálogos possíveis entre a prática e o ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 8 de março de 2004 - Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 24, 15 mar. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0404teatro.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.

COSTA, R. F. Oficina de Iluminação e a Construção de Espetáculo: anotações para uma proposta pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal 2010.

LUCIANI, N. M. Iluminação Cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design. 2014. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e53.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

MOTTA, G. Cenografia e Indumentária na Arte-Educação. In: TELLES, N.; FLORENTINO, A. Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: Edufu, 2009. p. 103-112.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

ROSA, W. A encenação em situação de ensino e aprendizagem: uma contribuição pedagógica possível. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

TELLES, N. Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas em sala de aula. Campinas: Papirus, 2013.

Publicado

2020-09-22

Como Citar

FREGONEIS, Gabriela Pereira. Diálogos entre iluminação cênica e o exercício da docência. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, p. 01–10, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16343. Acesso em: 19 nov. 2024.