Jacques Copeau e o espaço teatral

Autores

  • Juliano Farias Thomaz Udesc
  • José Ronaldo Faleiro Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312902042007069

Palavras-chave:

Jacques Copeau, teatro francês, espaço teatral, ética teatral

Resumo

O presente artigo é integrante do projeto de pesquisa Poética, Ética e Estética na Pedagogia Teatral de Jacques Copeau – financiado pelo PROBIC/UDESC. E se propõe a pesquisar textos de Jacques Copeau ainda não disponíveis em Língua Portuguesa, bem como de outros autores que discutem sua obra, através das traduções do orientador Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro. Assim, o presente artigo se atém às concepções estéticas presentes na obra de Copeau. O crítico de arte, ator e diretor-pedagogo foi um marco importante para a arte teatral. Desenvolveu diversas reformas poéticas, estéticas e éticas/morais para o teatro. Imbuído de indignação em relação ao que era produzido na França, dedicou a vida para renovar a produção cênica que o circundava. Concebeu em seu Teatro do Vieux Colombier e em sua Escola do Vieux Colombier um método de formação para atores visando a uma educação poética, técnica e, principalmente, moral. Sua proposta estética evidenciava o poeta e o texto, porém através da presença primordial do ator. Defendeu a renovação do teatro, entretanto, não apenas no estilo da representação e da encenação, mas também, uma renovação que buscava um “espírito novo” para a arte teatral. E para que essa renovação fosse possível era necessário um “palco nu”, um palco para a ação dramática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARLSON, Marvin. Teorias de Teatro: Estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. Trad. de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

COPEAU, Jacques. Un Essai de Rénovation Dramatique [Uma Tentativa de Renovação Dramática]. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 19-32. – Trad. de José Ronaldo Faleiro

. Appels [Apelos]. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 105-112. – Trad. de José Ronaldo Faleiro.

. The Spirit in the Little Theatres. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint- Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 120-130 – Trad. de José Ronaldo Faleiro.

. Aux acteurs [Aos Atores]. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 203- 215 – Tradução José Ronaldo Faleiro.

In: SICARD, C. Jacques Copeau e a Escola do Vieux Colombier. In: Copeau l´Eveilleur. p. 116-126 – Trad. José Ronaldo Faleiro. p. 09.

. A Cena. In: Registres I; Appels [Registros I; Apelos]. Textes recueillis et établis par Marie-Hélène Dasté et Suzanne Maistre Saint-Denis. Notes de Claude Sicard. [Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Claude Sicard]. Paris: Gallimard, 1974. p. 217-226 – Tradução José Ronaldo Faleiro.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.

FALEIRO, José R. A Formação do Ator a partir dos Cadernos de Teatro de Léon Chancerel e dos Cadernos de Teatro do Tablado. Tese do Doutorado – Université de Paris X – Nanterre: 1998. Trad. José Ronaldo Faleiro

. A Escola do Vieux Colombier. IN: O Teatro Transcende. v. 08 –

p. 19-32, Blumenau: FURB, 1999.

. Poética, Ética e Estética na Pedagogia Teatral de Jacques Copeau. [Projeto de Iniciação Científica – 2005-2007] Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Artes – Florianópolis: 2005.

HAUSER, Arnold, A História Social da Literatura e da Arte. Trad. De Walter H. Geenen. Tomo II. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1980-1982

RUDLIN, J. Copeau e a juventude: a formação do ator. IN: Copeau l’Éveilleur [Copeau, Aquele que Desperta]. Textos reunidos por Patrice PAVIS e Jean-Marie THOMASSEAU. « La Cerisaie »/Lectoure: Bouffonneries, 1995. nº 34. p. 104-115. – Trad. de José Ronaldo Faleiro.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 11ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SCHMITZ, Mariana da S.. A VOCAÇÃO PEDAGÓGICA EM JACQUES COPEAU: L

´ÉCOLE DU VIEUX COLOMBIER (1920-1924). [Trabalho de Conclusão de Curso] Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Artes – Florianópolis: 2006.

SICARD, Claude. Jacques Copeau et l´École du Vieux Colombier. [Jacques Copeau e a Escola do Vieux Colombier]. IN: Copeau l’Éveilleur [Copeau, Aquele que Desperta]. Textos reunidos por Patrice PAVIS e Jean-Marie THOMASSEAU. « La Cerisaie »/Lectoure: Bouffonneries, 1995. p. 116-126. – Trad. de José Ronaldo Faleiro.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

THOMAZ, Juliano Farias; FALEIRO, José Ronaldo. Jacques Copeau e o espaço teatral. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 069–076, 2019. DOI: 10.5965/1808312902042007069. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15972. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas