As representações do feminino no Teatro de José de Anchieta
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007048Palavras-chave:
José de Anchieta, sexualidade, discurso, representaçãoResumo
Este artigo analisa as figuras femininas na dramaturgia de José de Anchieta, tendo por objeto a verificação das características associadas à sexualidade feminina e o seu papel no teatro transplantado para as Américas. Para tanto emprega alguns princípios teóricos de Michel Foucault, verificando como Anchieta caracterizou questões da sexualidade enquanto fenômeno de discurso e dispositivo disciplinar na catequese indígena.Downloads
Referências
ANCHIETA, Joseph de. Teatro de Anchieta. São Paulo: Loyola, Originais acompanhados de tradução versificada, introdução e notas pelo P. Armando Cardoso S.
J. Obras Completas: 3° volume. Edições Loyola: São Paulo, 1977.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Catequese e colonização no discurso jesuítico. In: Barros. D.L.P (org.) Os discursos do descobrimento. 500 e mais anos de discursos. São Paulo: EDUSP, 2000.
CARVALHO, Maristela Moreira de. Sexualidade, controle e constituição de sujeitos: a voz da oficialidade da Igreja Católica (1960-1980). Revista Esboços – Revista do Programa de Pós- Graduação em História da UFSC, Chapecó, v. v. 7, n. 9, p. 159-180, 2001.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. In: O enunciado e os Domínios da Linguagem: Discurso, poder, subjetividade. p. 28
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo II. Livro I. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1999. p.101
TORRES, D.ra Magda Maria Jaolino Torres, As práticas discursivas da Cia. De Jesus e a emergência do “Teatro Jesuítico da Missão” do Brasil no Século XVI. Tese em História. UnB: 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Edélcio Mostaço, Carla Ladeira Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.