Avaliação da dinâmica vocal de um grupo de alunos-atores
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129030520081295Palavras-chave:
Dinâmica vocal, Alunos-atores, Técnicas vocaisResumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o progresso da dinâmica vocal de um grupo de alunos do curso de artes cênicas durante o desenvolvimento da disciplina de expressão vocal. Para tal foi proposto o acompanhamento dos alunos durante três semes- tres consecutivos através de um protocolo de avaliação que pudesse fornecer subsídios, tanto para o aluno, como para o professor, para o delineamento do trabalho com técnicas vocais que desenvolvessem a expressão adaptada às exigências da voz profissional. Esse protocolo consistiu na avaliação dos tempos de fonação para os fonemas /s/, /z/, /a/,
/i/ e /u/ e consequente análise das medidas de tempo máximo de fonação e relação entre os fonemas /s/-/z/. Os resultados mostraram que os alunos se beneficiaram do uso des- sas medidas para guiar seu aperfeiçoamento técnico e o professor pôde orientar melhor a proposta pedagógica e até mesmo rastrear encaminhamentos específicos para preservar a saúde vocal dos alunos.
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