O corpo como imagem, a imagem como corpo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312903052008397Palavras-chave:
Juan Manuel Blanes, História da arte, Imagem, Sensibilidades e Percepções, PinturaResumo
Em 1885 Juan Manuel Blanes executou um óleo sobre tela medindo 106 por 156 cm e intitulado Demônio, mundo e carne, obra que apresenta um conjunto de elementos relevantes para pensar a produção pictórica latino-americana no último quartel do século XIX. Mesmo cumprindo expectativas de um circuito e atendendo a encomendas, alguns artistas conseguiram ultrapassar o caráter ilustrativo e/ou narrativo, guardando nos desnudos femininos todo um universo de inquietações e investigações plásticas que ultrapassavam tanto os limites de território e nação, como também de cópia e original, tanto remetendo a uma tradição visual, cujas remotas vibrações ainda lhes afetavam, como lançando prefigurações advogadas pelos modernistas que lhes sucederam.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.