Sobre o desenho infantil e o nível cognitivo de base

Autores

  • Maria Lúcia Batezat Duarte UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008357

Palavras-chave:

Desenho Infantil, Representação Gráfica, Nível cognitivo de base, Protótipos Gráficos

Resumo

Neste artigo o desenho infantil é relacionado aos esquemas do nível cognitivo de base. O objetivo é apresentar argumentos sobre a importância do desenho prototípico nos processos mentais de memorização, categorização e conhecimento. A teoria dos níveis de categorização cognitiva de Eleanor Rosch e a teoria da “imageria inicial” de Bernard Darras, são as principais referências juntamente com os desenhos de Gabriel, coletados por Giselle Ventura (2006) e arquivados no LabDIA.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

BATEZAT DUARTE, Maria Lúcia. Sobre o desenho infantil e o nível cognitivo de base. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 357–368, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008357. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15405. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais

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