Fundamentos sociológicos da educação musical escolar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010318Palavras-chave:
educação musical, sociologia da educação musical, diversidade cultural, legislação sobre educação musical, funções da educação musical escolarResumo
A aprovação da lei nº 11.769/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica trouxe uma possibilidade de mudança no cenário da educação musical brasileira. Neste contexto, este artigo investiga, através de uma revisão bibliográfica, os fundamentos sociológicos para a educação musical escolar com o objetivo de encontrar argumentos que possam contribuir para orientar as discussões curriculares e justificar a importância da educação musical na educação básica. O principal argumento encontrado na bibliografia diz respeito ao potencial da educação musical em trabalhar a diversidade cultural; o segundo argumento discutido refere-se a capacidade da educação musical de aproximar e integrar os alunos com a escola e aproximar a escola da comunidade; um terceiro enfoque que identificamos para discussões futuras diz respeito à importância da educação musical no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que constituem demandas do âmbito do trabalho e do tempo livre na sociedade do século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.