Experiência de fluxo e prática instrumental: dois estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011553Palavras-chave:
prática musical, teoria do fluxo, otimização da performance, motivação na performanceResumo
No presente artigo são apresentados dois estudos de caso sobre as práticas musicais de dois músicos com vivências em contextos distintos, tendo como base a Teoria do fluxo (Flow Theory) de Csikszentmihalyi. O “estado de fluxo” é uma experiência na qual o prazer no desenvolvimento de determinada atividade é proporcionado por meio do equilíbrio entre as habilidades do sujeito e o nível dos desafios enfrentados, a ponto de gerar um alto grau de concentração e satisfação pessoal. O objetivo geral para esta pesquisa foi verificar, nas situações de prática musical dos músicos participantes, a presença de elementos constituintes da experiência de fluxo, como a emoção, concentração, organização da prática (estabelecimento de metas). Os resultados deste estudo apontaram para a relevância dos processos auto-regulatórios como componentes essenciais da otimização da performance, que direcionam a atenção, e geram a concentração, favorecendo a vivência do fluxo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.