A teoria na prática: reflexões e recursos metodológicos aplicados ao campo etnográfico
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011537Palavras-chave:
bimusicalidade, epistemologia, teoria e práticaResumo
Fruto da união entre viagem de campo e as leituras que a precedem, o artigo demonstra como relatos e reflexões de autores como Clifford Geertz, Anthony Seeger e Bruno Netll deram base teórica e epistemológica ao autor do presente texto. A teoria da bimusicalidade de Mantle Hood foi aplicada como ferramenta de produção, coleta e documentação dos dados a serem trabalhados na pesquisa. Esse método pôde estabelecer a relação mestre/discípulo. Conclui-se que a viagem de campo que apoia-se na literatura do assunto pode encontrar caminhos e saídas que determinam os rumos e o sucesso da pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Murilo Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.