Carne, queda e vôo: a Divina Comédia de Paulo Gaiad
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011323Palavras-chave:
Paulo Gaiad, Divina Comédia, narrativaResumo
Investigação acerca das noções de queda e vôo, como movimentos narrativos, na obra Divina Comédia de Paulo Gaiad. A partir de algumas semelhanças poéticas, relaciona-se a obra de Gaiad com a Divina Comédia de Dante Alighieri e Nadja de André Breton e, através destas relações, busca-se compreender algumas singularidades da obra de Gaiad. Trabalhando com os conceitos de sedução em Baudrillard, de carne em Bataille e a imagem da esfinge proposta por Moraes; compreende-se que, enquanto, em Dante, o corpo empreende um vôo partindo do inferno em direção ao céu e em Nadja o corpo errante da narrativa surrelista se projeta em queda na direção de ambientes infernais, na Divina Comédia de Gaiad cair e voar coincidem e se tornam movimentos indistintos a partir de um corpo em êxtase para o qual perdição e salvação se dão como um mesmo destino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.