Acionar palavras, gestos, cor e som – teatralidade e performatividade na escrita de Caio Fernando Abreu

Autores

  • Thaís Antônio Carli Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011166

Palavras-chave:

teatralidade, performatividade, escrita

Resumo

Este ensaio é fruto da pesquisa acerca dos estudos sobre a teatralidade textual e seus aspectos performativos, dialogando com a dramaturgia brasileira contemporânea que tem como objeto de análise contos extraídos do livro Morangos Mofados do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, aqui tratado como Caio F. Dedico atenção especial aos contos Além do Ponto e Terça-feira gorda onde problematizo a presença da teatralidade em textos não-dramáticos e a performatividade da escrita de Caio F. buscando os pontos de contato entre a teoria literária e os mecanismos que tornam evidentes a verificação destes fenômenos em sua obra, contemplando os modos como o material é apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Como Citar

CARLI, Thaís Antônio. Acionar palavras, gestos, cor e som – teatralidade e performatividade na escrita de Caio Fernando Abreu. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 166–175, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011166. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14004. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.