Acionar palavras, gestos, cor e som – teatralidade e performatividade na escrita de Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011166Palavras-chave:
teatralidade, performatividade, escritaResumo
Este ensaio é fruto da pesquisa acerca dos estudos sobre a teatralidade textual e seus aspectos performativos, dialogando com a dramaturgia brasileira contemporânea que tem como objeto de análise contos extraídos do livro Morangos Mofados do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, aqui tratado como Caio F. Dedico atenção especial aos contos Além do Ponto e Terça-feira gorda onde problematizo a presença da teatralidade em textos não-dramáticos e a performatividade da escrita de Caio F. buscando os pontos de contato entre a teoria literária e os mecanismos que tornam evidentes a verificação destes fenômenos em sua obra, contemplando os modos como o material é apresentado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.