As cirandas brasileiras e sua inserção no ensino fundamental e nos cursos de formação de docentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012393Palavras-chave:
ciranda, diversidade, educação básica, formação de docentes, identidade nacionalResumo
O artigo descreve as diferentes modalidades de Cirandas que circundam o repertório musical brasileiro e a sua importância na formação da nossa identidade nacional, na educação básica e nos cursos de formação de docentes. O levantamento bibliográfico, documental e musical aqui exposto demonstra que a Ciranda é uma dança com características rítmicas e melódicas definidas que sofreu transformações culturais atribuídas ao fenômeno da circularidade cultural. Assim, o seu resgate como raiz da cultura brasileira é fundamental em uma sociedade de consumo, como resistência a um possível anestesiamento dos sentidos e da crítica dos sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.