A maquiagem e o rosto sob a máscara da Commedia dell’Arte

Autores

  • Claudia Contin
  • Aline Castaman Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012018

Palavras-chave:

Commedia dell’Arte, maquiagem, rosto, máscara

Resumo

A escolha destes dois objetos de estudo para tradução, referentes à maquiagem e ao rosto sob a máscara na Commedia dell’Arte a partir do livro escrito por Claudia Contin, está relacionada ao trabalho apurado e significativo a respeito da arte do ator feito pela atriz que atende pelo nome de Arlecchino. Sua escritura possibilita ao aluno-ator ter acesso às singularidades do vestir a máscara e tudo que gira em torno dessa particularidade. De um rosto que, independente de estar sob a máscara, também exige uma musculatura tão afinada quanto o treinamento voltado para o corpo e suas extremidades. Claudia sublinha a importância da maquiagem sob a máscara para que o efeito daquele que a veste seja bem sucedido. A ideia de traduzir estes dois capítulos é de apresentar apenas um pouco da complexidade do treinamento envolvido nessa arte em especial e do qual a tradutora pode experimentar através de um curso ministrado por Claudia em setembro de 2010 na Itália.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

CONTIN, C.; CASTAMAN, A. A maquiagem e o rosto sob a máscara da Commedia dell’Arte. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 018-025, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13941. Acesso em: 16 jan. 2022.

Edição

Seção

Artes Cênicas