A Epistemologia da Educação Matemática e o conhecimento do professor de Matemática

Autores

  • Marnei Luis Mandler UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Aruana do Amaral
  • Maria Alexandra Oliveira Gomes UMINHO
  • Luciane Mulazani dos Santos UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Este texto apresenta um trabalho em andamento, desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática e de uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Trata-se de um ensaio teórico pautado na tendência epistemológica da Educação Matemática, com enfoque nos saberes que são necessários para a prática profissional do professor de Matemática da Educação Básica. Com aporte teórico em Shulman e Ball, discorremos sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Ressaltamos que a Epistemologia na Educação traz reflexões a respeito do ensino de matemática, por meio de uma análise que visa a transformar suas metodologias, para que a ação pedagógica do professor deixe de partir de suas próprias vivências enquanto aluno e passe a utilizar os conhecimentos próprios da profissão e a considerar as mudanças ocorridas nos ramos científico e educacional.

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Publicado

2016-11-09