Tecnologia Educacional, aquisição do Inglês como segunda língua e os recursos tecnológicos digitais on-line

Autores

  • André Luiz Alvarenga de Souza

Resumo

Este artigo discute a importância do aprendizado da língua inglesa como segunda língua por brasileiros diante da crescente internacionalização dos estudos e oportunidades e o uso da tecnologia para o aprendizado. Ferramentas on-line contribuem, para o aprendizado do inglês e podem ser consideradas complementares ou mesmo substitutas ao ensino formal. O ensino da língua inglesa conta com diversos recursos, principalmente os baseados em comunicação mediada por tecnologias. O ensino de inglês nas escolas públicas brasileiras possui como diretrizes diversos documentos oficiais, Ministério da Educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394 e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio (PCNEF e PCNEM), e também as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), esses documentos são guias dos princípios educacionais que regem as aulas. A metodologia empregada neste estudo foi a revisão bibliográfica, qualitativa. Os resultados constataram que as possibilidades de combinações do uso dos recursos digitais on-line levam a caracterizar o estimulo a autonomia e a motivação do aprendizado. A língua inglesa poderá ser aprendida na escola pública se houver recursos satisfatórios para a demanda de alunos e a disponibilidade de tais recursos em consonância as tecnologias da informação e comunicação (TIC´s).

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Publicado

2020-03-24