O ensino da compreensão de leitura na Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Nakita Ani Guckert Marquez
  • Juliane Dutra da Rosa Silvano
  • Nathália Andregtoni
  • Márcia Martins dos Passos
  • Dalva Maria Alves Godoy

Resumo

No contexto de uma sociedade grafocêntrica, a leitura exerce papel fundamental na vida dos sujeitos. Não é raro, nos depararmos com leitores que apenas decifram o código escrito, mas têm dificuldade em compreender o que leem e, desta forma, não conseguem utilizar a leitura para interagir socialmente. Desta forma destaca-se o ensino da compreensão leitora por sua importância na formação de leitores capazes de, além de decodificar o código escrito, compreender e fazer uso social daquilo que leem. O presente trabalho aborda a importância do ensino da compreensão de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ao passo que buscou verificar a presença de previsões legais sobre tal assunto no âmbito das políticas públicas educacionais vigentes. Para tal, tomou-se por foco a análise das recomendações curriculares sobre o ensino de compreensão leitora contempladas na Base Nacional Comum Curricular. A partir da análise do documento, constata-se que o mesmo aborda importantes elementos para o trabalho com o ensino da compreensão de leitura, entretanto ainda apresenta aspectos que precisam ser repensados e melhor aprofundados, tais como a formação dos professores e alguns outros processos da leitura referentes à compreensão, os quais ainda aparecem de forma inconsistente e pouco aprofundada.

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Publicado

2020-03-24