Reflexos das dificuldades de aprendizagem em Matemática no resultado da Prova Brasil

Autores

  • Maria José de Lima
  • Lilyane Gonzaga Figueiredo

Resumo

Esta pesquisa busca refletir sobre as habilidades em defasagem na disciplina de Matemática dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi. Para confirmar os desafios enfrentados pelos alunos da escola em questão em relação a disciplina de Matemática, foi analisado o resultado de uma determinada turma na Prova Brasil nos anos de 2013 e 2017. Em 2013, 92 alunos matriculados no 5º ano participaram da Prova Brasil e constatou-se que 5,24% dos alunos encontram-se no Nível Insuficiente, 59,86% no Nível Básico e 34,9% no Nível Adequado. Em 2017, o desempenho desta mesma turma, agora cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental II, o resultado da avalição mostrou que em Nível de Proficiência, apenas 7,12% (aproximadamente 4 alunos) encontra-se no Nível Adequado. Diante desta realidade, este trabalho busca refletir sobre o resultado de reprovações e seus reflexos na Prova Brasil, explicitando uma fragilidade no nosso sistema de ensino.

Downloads

Publicado

2020-03-24