As competências necessárias para o tutor no ensino híbrido: um estudo de caso com os alunos do ensino superior

Autores

  • Daniela Tavares
  • Diana Raquel Schneider Gottschalck

Resumo

Este artigo pretende destacar as competências necessárias para o tutor no ambiente escolar, discutindo sua abordagem no Ensino a Distância, no ensino híbrido, com vistas ao desenvolvimento de um processo educacional interativo e dinâmico, a fim de promover saberes individual e coletivo. Desta forma, ele quer mostrar também os desafios do tutor com uma postura de mediador na utilização dos recursos que as novas tecnologias podem oferecer analisando a percepção dos alunos para esta mudança educacional. O estudo se deu por meio de investigação quantitativa, do tipo descritiva e exploratória, a pesquisa foi um estudo de caso, aplicado com uma turma do ensino superior, no ensino híbrido na modalidade EAD, utilizamos como instrumento de coleta de dados, um questionário contendo perguntas fechadas de múltipla escolha, aplicado no mês de julho de 2019. A pesquisa revelou que o discente não vê o tutor como um simples mediador, eles esperam que este profissional, esteja disposto a auxiliá-lo, em todos os aspectos, como por exemplo em relação ao conteúdo, e ou, quanto a relação ao uso do ambiente virtual.

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Publicado

2020-03-24