Olhar discente sobre a metodologia de Resolução de Problemas para ensinar Cálculo

Autores

  • Eliane Bihuna de Azevedo
  • Elisandra Bar de Figueiredo
  • Pedro Manuel Baptista Palhares

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutorado que desenvolveu estratégias para utilizar a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática para ensinar conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas (RP) durante os horários regulares de aula. Para ensinar através da RP nos apoiamos no roteiro de atividades do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas, pois esse fornece orientações ao professor que deseja ensinar sob essa concepção de ensino. O público participante foi constituído pelos estudantes matriculados nas turmas de Cálculo dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química da UDESC/Joinville. Este trabalho apresenta a análise interpretativa dos dados qualitativos oriundos de quinze entrevistas semiestruturadas. Essa análise nos revelou que a maioria dos estudantes aprovou o uso dessa abordagem metodológica para ensinar Cálculo, e ainda, identificamos que a pesquisa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes independentemente da (não) existência de um contato prévio com os conteúdos inerentes a essa disciplina.

Downloads

Publicado

2020-03-24