Um mapeamento de pesquisas sobre o ensino da matemática através da resolução de problemas

Autores

  • Marcos Manoel da Silva
  • Elisandra Bar de Figueiredo
  • Eliane Bihuna de Azevedo

Resumo

A presente pesquisa de estado da arte teve como objetivo compreender/conhecer como a metodologia de Resolução de Problemas tem sido trabalhada nas pesquisas brasileiras no período de 2011 a 2018 em nível de pós-graduação e em periódicos online. A busca pelas teses e dissertações foi realizada no catálogo de teses e dissertações da CAPES. E, a busca pelos periódicos, se deu na Plataforma Sucupira nas áreas de “Ensino” e “Educação” que aceitam trabalhos relacionados à área Educação Matemática e tinham qualis A1 na classificação do quadriênio 2013-2016. A análise qualitativa e interpretativa 20 objetos que compuseram o corpus analítico-investigativo da pesquisa aponta a lacunas de pesquisa, plausíveis de serem sanadas em futuras pesquisas. Como resultado, observamos que nem todos os trabalhos convergem para a mesma concepção do uso da metodologia de Resolução de Problemas, situação ligada diretamente ao referencial teórico usado em cada objeto. Apenas 7 objetos convergiram para a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, concepção está defendida pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP) ao qual corroboramos.

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Publicado

2020-03-24