Relação currículo e conhecimento na/para Educação do Campo: análises em construção

Autores

  • Clarice Simão Pereira
  • Fabiany de Cassia Tavares Silva

Resumo

Este trabalho expõe parte dos estudos, realizados no processo de escrita de tese, desenvolvida no Programa de Pesquisa desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de Cultura Escolar, que envolve seleção e análise de dissertações e teses, produzidas entre 2007 a 2017. Tais produtos acadêmicos são tomados como fontes e objetos no (re)conhecimento das posições epistemológicas, assumidas na/pelas múltiplas relações e categorias apresentadas ao estudo do currículo na/da Educação do Campo. Vale registrar que investigamos as análises construídas acerca dos saberes prescritos para a escolarização do campesino, por meio de aproximações à compreensão dos elementos e dos relacionamentos que envolvem o papel do Estado e que são produzidos na relação com ele.  Nesta perspectiva, apresentamos os resultados dessa investigação em três tópicos: o primeiro expondo breves informações sobre a Educação do Campo e alguns aspectos históricos; o segundo, incorrendo em reflexões sobre o currículo e o conhecimento e; o terceiro, transitando pelas informações trazidas pelas/nas teses e dissertações. Em conclusão, ainda, defendemos que a relação currículo e conhecimento precisa distanciar-se da produção e preservação de divisões e diferenças, que reforçam a ausência de uma orientação multicultural numa perspectiva emancipatória.

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Publicado

2020-03-24