Estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo: o caso do IFRR / Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO)

Autores

  • Hudson do Vale de Oliveira
  • Francimeire Sales de Souza

Resumo

Objetivou-se apresentar a experiência dos docentes do IFRR / CBVZO na utilização de estratégias para colaborar com a aprendizagem de alunos surdos. A experiência em questão possibilitou o desenvolvimento de estratégias com foco no aprendizado de uma aluna surda, com ênfase no maior aproveitamento desta aluna nos componentes curriculares. Observou-se que as diferentes estratégias oportunizaram à aluna maiores chances de obter os resultados acadêmicos e contribuiu para a comunicação da aluna com os demais alunos ouvintes. Nessa perspectiva do desenvolvimento de mecanismos para favorecer o aprendizado, Dell’areti et al. (2004) ressaltaram a necessidade de se propor novas estratégias e instrumentos que incentivem o desenvolvimento de habilidades e de competências básicas. Como estratégias utilizadas, têm-se: apresentação de vídeos/filmes, uso de imagens, produção de cartazes, elaboração de projetos e produção textual. Foi possível perceber que a utilização de tais estratégias garantiu maior participação da aluna nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, individual e coletivamente. Apesar da falta de letramento da aluna, as atividades desenvolvidas em sala contribuíram para bons resultados da aluna, uma vez que no momento de atividades práticas ela conseguiu desenvolver sem que houvesse a intervenção do intérprete de libras.

Downloads

Publicado

2020-03-24