Ensino, aprendizagem, formação de professores universidade e escola: Tudo isso em dois laboratórios de matemática?

Autores

  • Alex Manoel Vieira
  • Antonio Tomaz da Rosa Junior
  • Adriano Luiz dos Santos Né

Resumo

O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é um tema que vem sendo estudado e debatido há algum tempo no campo da Educação Matemática. Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), acadêmicos de licenciatura em matemática tiveram experiências pedagógicas em escolas com LEM’s em estágios diferentes: uma com um laboratório desde 2011 e a outra com um espaço improvisado para guardar os materiais de uso no ensino da matemática, que foi ampliado e modificado no semestre seguinte. O objetivo deste trabalho é descrever estas experiências sobre três eixos: ensino e aprendizagem, formação de professores e relação entre universidade e escola. Pudemos constatar que o LEM – conforme os discursos que circulam no campo acadêmico – contribui para motivar a aprendizagem dos alunos, principalmente por se tratar de um espaço que, diferentemente da sala de aula, faz com que as expectativas dos alunos no processo de ensino e aprendizagem se modifique de forma positiva. 

Downloads

Publicado

2020-03-24